Cartilha Jogos "Xis Tudo"
A- A A+A transmissão da esquistossomose ocorre em dezenove estados brasileiros e constitui uma das mais importantes endemias no país, com cerca de cinco milhões de casos. A doença causada pelo Schistosoma mansoni é um objeto importante de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz. Produtos deste empenho na área de tratamento e diagnóstico têm contribuído significativamente para programas de controle desta doença. Ainda hoje a falta de informação da população sobre o assunto é evidente. Isto, em combinação com o fato da esquistossomose apresentar-se, na maior parte dos casos, em sua forma crônica e assintomática na realidade dos moradores das áreas endêmicas contribui para que a endemia seja muitas vezes negligenciada, resultando em medidas de controle pouco efetivas. Além disso, dados revelam a expansão geográfica da doença, incluindo uma forma de transmissão pouco percebida, relacionada ao turismo rural, com ocorrência de casos agudos. Tudo isso demanda maior divulgação e políticas públicas para um controle coletivo e integrado mais eficaz e sustentável.
Entretanto, são necessários programas de conscientização popular que incentivem a participação das comunidades nos processos de prevenção da doença. É imprescindível estimular a reflexão e a compreensão dos determinantes sociais da doença para que as pessoas adotem práticas preventivas efetivas.
Esta cartilha de jogos e brincadeiras, e os outros materiais produzidos pela nossa equipe visam contribuir para este processo. Ela é fruto da necessidade de material educativo com linguagem simples e cientificamente correta para divulgação e especialmente fixação de conhecimento sobre esquistossomose com escolares e a população em geral de áreas endêmicas.
O nome “Xis Tudo” é uma alusão a um famoso sanduíche, onde se pode encontrar tudo dentro. Nesta cartilha, recheada de palavras cruzadas, caça palavras, jogo de memória e muitas outras atividades, o usuário poderá testar seus conhecimentos sobre esquistossomose após a leitura e compreensão das cartilhas “Os caminhos da esquistossomose dentro do nosso corpo” e “Os caminhos da esquistossomose no meio ambiente” que estão disponíveis também no site do Programa Integrado de Esquistossomose (pide.cpqrr.fiocruz.br). Estas duas cartilhas são referência para a resolução correta das atividades propostas neste material.
Uma das metas das atividades educativas com estes produtos é estimular encontros nos quais a troca de saberes – o popular e o científico – possa ser compartilhada em um diálogo permanente.
Cristiano Lara Massara